A proposta da professora Maria Eugênia Bertarelli é investigar a produção de um discurso sobre o poeta Dante Alighieri no ambiente intelectual florentino durante as primeiras décadas do movimento humanista que estaria relacionada à criação de uma ideia de tempo e história.
A produção de biografias e comentários sobre o poeta teria relação com a perspectiva de inaugurar um modelo de referência que marca a chegada de um novo tempo que se instaura para aqueles autores.
A construção de um discurso sobre Dante torna-se significativo quando analisado a partir de um diálogo estabelecido entre as obras de Giovani Boccaccio, Francesco Petrarca e Leonardo Bruni, autores que escreveram biografias ou comentários sobre o poeta florentino.
O recorte escolhido para este projeto compreende o período pouco posterior a morte de Dante, tomando como referência inicial a primeira biografia produzida por Giovanni Boccaccio, em meados do século XIV, até a primeira metade do século XV com a publicação da Vita di Dante, pelo humanista Leonardo Bruni, em 1436.