A Signum – Revista da ABREM acaba de publicar seu mais recente dossiê intitulado “Neomedievalismo em Países Sem Medievo: Idade Média na América”. Os organizadores, Nadia Altschul, Maria Eugênia Bertarelli e Clínio Amaral, são integrantes do Linhas com amplo conhecimento sobre esse novo campo que começa a se solidificar no Brasil.

Um aspecto importante a ser ressaltado é o passo relevante dado pelo dossiê no caminho da internacionalização dos estudos de neomedievalismo, visto que, além dos pesquisadores brasileiros, há artigos de autoria de colegas de outros países latino-americanos.

E essa característica é fundamental, pois, como dizem os organizadores do dossiê, “no sentido que entendemos o neomedievalismo, ele se oferece como uma potente teoria capaz de analisar uma série de aspectos da cultura latino-americana e pode contribuir para descolonizar o conhecimento. Aqui, não temos castelos medievais, não temos guerreiros mitológicos, não precisamos tê-los. O que é fundamental que possamos fazer é compreender como um complexo mecanismo de apropriações de um imaginário, já inventado e mobilizado, desde o século XVI, produziu algo novo e suis generis deste lado do Atlântico”.

O dossiê pode ser acessado no site da Signum: http://www.abrem.org.br/revistas/index.php/signum/issue/view/32/showToc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s