Medievalismos: a Idade Média no mundo pós-medieval.
Há uma infinidade de temas a serem pesquisados no que se refere à Idade Média recriada, apropriada ou ressignificada. Esta linha engloba justamente isto: a “Idade Média” do período pós-medieval. Seja no âmbito do chamado neomedievalismo (referindo-se ao termo cunhado por Umberto Eco) ou do medievalismo (distinguindo-se dos estudos medievais stricto sensu, e admitindo a aproximação com o medievalism, campo desenvolvido por pesquisadores anglófonos), a linha procura analisar como o passado medieval é abordado e ressignificado do século XVI aos dias atuais.
Narrativas, Relações de Poder e Religiosidades.
Linha que abarca estudos narrativos de maneira geral, em quaisquer temporalidades e recortes, bem como as pesquisas sobre o poder (em sua dimensão simbólica, prática ou no âmbito da relação entre diferentes instâncias de poder). Incluem-se também nesta linha os estudos acerca das diferentes manifestações religiosas e como estas se relacionam com o poder e com as construções narrativas.
Representações e Narrativas na Medievalística.
Esta linha engloba as pesquisas que objetivam analisar criticamente a historiografia especializada em Idade Média. Fazem parte desta linha tanto os estudos de meta-análise da medievalística que analisam a produção historiográfica como representação e/ou narrativa ideologicamente orientada quanto os estudos que abordam a medievalística do ponto de vista da história da historiografia.