Do cavaleiro da Lux Brasil ao sucesso estrondoso de Game of Thrones, o medieval é, indiscutivelmente, da ordem do dia. Com essa popularidade, reforça-se também a necessidade de compreender as origens dessas muitas representações da Idade Média, seus equívocos, interesses, inspirações e objetivos. O campo de estudos do medievalismo é atualmente o que mais cresce dentro dos estudos medievais ao redor do mundo. No Brasil, não poderia ser diferente: vimos, ao longo dos últimos 5 anos cada vez mais trabalhos acadêmicos e de divulgação focados na recepção do medievo, e um interesse cada vez maior pelo tema. 

Assim foi pensado o congresso internacional Medievalismos Globais – cultura, apropriações e reinvençōes [Gobal Medievalism – culture, appropriations and reinventions] que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril. Fruto da recente internacionalização do GEHM (Grupo de Estudos em História Medieval da Unimontes) e em parceria com o Linhas-UFRRJ, este evento foi concebido em diálogo com professores e pesquisadores, de diversos países e instituições, objetivando colocar o público brasileiro em contato direto com os debates acadêmicos internacionais do campo dos estudos do medievalismo. O congresso contará com mesas de convidados em inglês e português, e com um simpósio englobando trabalhos em português, inglês ou espanhol. ​

Neomedievalismo em cultura material: A arte do evento utiliza trechos da Tapeçaria de Coruscant, bordado artesanal de mais de 9 metros exibido em Los Angeles, que se inspira na Tapeçaria de Bayeux para retratar a saga Star Wars dos filmes I-VI.

O evento já está aceitando submissões de comunicações, individuais ou mesas completas, em português, inglês ou espanhol. Os trabalhos selecionados serão, posteriormente, considerados para publicação digital. As inscrições estão abertas até 11 de abril de 2021.

Para acessar a programação completa, confira o site: www.globalmedievalism.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s