Considerando que muitas pessoas tentaram, sem sucesso, acessar o link para acompanhar a entrevista realizada no dia 07 de outubro, o LINHAS vem a público esclarecer os fatos. Pouco antes das 10:00 h, horário do início da atividade, estavam na sala virtual do Google Meets o professor Clínio Amaral (entrevistador e tradutor), o professor Vincent Ferré (o entrevistado) e mais alguns poucos participantes (visto que a atividade ainda não havia começado). Subitamente, alguns desses participantes iniciaram uma série de ataques direcionados ao convidado. Tais ataques eram claramente de teor xenófobo (o que denota, no mínimo, a prática de intolerância típica de grupos neofascistas).
Decidimos abandonar a sala criada e, logo em seguida, abrimos uma nova sala em outra plataforma. Por razões óbvias, não publicamos o novo link. Optamos em fazê-lo circular entre as pessoas que conhecemos (nossos colegas e estudantes mais próximos). A atividade, portanto, transcorreu relativamente bem; apesar da certeza de que poderíamos ter tido um público bem maior.
Por este motivo, para sanar a frustração de muitos que gostariam de ter acompanhado, informamos que a entrevista foi gravada e, tão logo seja possível, ela será disponibilizada em nosso canal no YouTube. Devido a esse ataque terrorista (e em resposta a ele), priorizaremos esta entrevista em detrimento das outras que ainda não estão no nosso canal. Em outras palavras, a entrevista do Vincent Ferré será a próxima a ser disponibilizada no YouTube.
Por fim, gostaríamos de ressaltar a calma e o profissionalismo do professor Ferré que, mesmo sendo capaz de compreender muita coisa em nosso idioma, não se abalou com as ofensas e nos brindou com uma atividade extremamente enriquecedora. Também registramos nosso respeito e admiração ao nosso colega, professor Clínio Amaral, que, como moderador da sala, conseguiu conduzir a entrevista, a tradução e o debate, apesar do ataque inesperado.
Resta apenas avisar (pois acreditamos que não basta repudiar) aos que se incomodam e atacam o livre pensamento e a produção de conhecimento que continuaremos. Continuaremos firmes nas atividades próprias de nosso ofício, comprometidos com a universidade pública, gratuita e de qualidade.
– Pesquisadores do LINHAS